AlfaSol       Programas       Participe       Parceiros       Notícias
A justa homenagem a um militante da extensão universitária

O consultor da AlfaSol/UniSol, professor Luiz Fernando Coelho de Souza, respeitado e reconhecido por sua dedicação e compromisso com a causa extensionista, recebeu homenagem da UFRGS

 

Ontem, dia 09 de julho, o professor Luiz Fernando Coelho de Souza recebeu o título de Professor Emérito em sessão solene do CONSUN, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Foi uma noite marcada pela simplicidade e emoção, características da personalidade de Coelho. A cerimônia evidenciou toda sua militância como extensionista apaixonado e, principalmente, o seu compromisso com a educação, orientando os estudantes para que tenham uma formação mais completa, preparando-os não só como futuros profissionais, mas como cidadãos atentos à realidade social em que vivem de forma crítica.

 

Catarinense nascido em Caçador, o professor Coelho se formou em Agronomia na UFRGS no ano de 1966, na qual foi professor por mais de três décadas, com muita competência e seriedade. Figura afetuosa, foi conquistando admiradores ao longo da sua vida profissional. Amante da poesia, desde 1958 é também piloto de avião, com atuação no Aeroclube do Rio Grande do Sul.

 

Na homenagem, estavam presentes o reitor, vice reitor, diretor da faculdade de agronomia, colegas de trabalho da faculdade, familiares, admiradores e professores do programa AlfaSol/UniSol que têm uma profunda gratidão e respeito pelo Professor Coelho,  parceiro da AlfaSol há 18 anos como consultor voluntário nos programas de extensão universitária do  UniSol. “O professor Coelho é merecedor de cada homenagem recebida. Ele é um desses educadores em que o discurso é coerente com a prática. Não há nada mais inspirador do que ter na nossa organização uma pessoa como ele. Só temos a agradecer por ele fazer parte da nossa história”, destaca a diretora da AlfaSol, Maristela Miranda Barbara.

 

O cerimonial foi conduzido pelo reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, que agradeceu ao trabalho desenvolvido pelo Professor Coelho na contribuição constante o patamar de excelência em que se encontra atualmente a UFRGS. “Sua liderança, pioneirismo e inspiração são determinantes para conquista de tamanho destaque. Esse título honorífico reconhece e celebra o seu compromisso institucional, celebra sua dedicação, criatividade e capacidade de inspirar e motivar. E me cabe aqui o privilégio de expressar a grande satisfação que sentimos em prestar-lhe essa justa homenagem”, disse o reitor.

 

O encerramento da noite ficou marcado por um discurso muito emocionado do Professor Coelho, que conseguiu agradecer a todos de forma única e especial. “O professor não é fruto de um esforço solitário, mas de um esforço solidário. Eu agradeço e divido esse título com meus amigos do UniSol e com as milhares de pessoas que fazem parte das comunidades que nós trabalhamos e aprendemos juntos. Esse trabalho que desenvolvemos me gratifica, me eleva, me transforma para melhor, como pessoa, profissional e ser humano. Vocês são parte disso”, ressalta Coelho.

 

Texto: Thiago Peixoto | Foto: Gustavo Diehl

Legenda1:Prof. Coelho | Legenda2:Coelho ao lado da equipe do projeto 'Esse Rio é minha Rua', da CESUPA | Legenda3: Equipe do UniSol junto com o Prof. Coelho na cerimônia na UFRGS

AlfaSol Participe
Programas
Fale conosco Parceiros
Notícias

Histórias de vida

Licitações

IES / Municípios