AlfaSol       Programas       Participe       Parceiros       Notícias
Há logística na realização dos sonhos

Mais 30 turmas do curso de Logística (do programa Educação Profissional da AlfaSol, desenvolvido no âmbito do Fumcad) estão em processo de culminância, período em que os alunos se mobilizam para colocar em prática todos os conceitos que estudaram, organizando o tão esperado evento de encerramento,  que será realizado no CEU Cantos do Amanhecer, dia 2 de agosto.

 

Ao todo, são mais de 500 alunos, moradores das regiões sul e norte de São Paulo, que nos últimos oito meses, frequentando as aulas duas vezes por semana, puderam vivenciar o universo do trabalho e desenvolver habilidades e competências inerentes ao mundo da logística, por meio de atividades que lhes permitiram um olhar mais amplo para o conhecimento.

 

O curso trabalha dentro de uma linha pedagógica que busca, mais do que a preparação para o mercado de trabalho, a formação cidadã desses jovens. “A intenção é expandir o universo deles, para que ampliem seus horizontes, mas os estimulamos também a reconhecer e valorizar a região em que estão inseridos, dando subsídios para que desenvolvam autonomia na forma de pensar e agir, bem como a alteridade e a solidariedade entre eles, sempre na perspectiva de vivenciarem um processo de construção coletiva, como esse evento de encerramento, por exemplo”, explica a diretora da AlfaSol, Maristela Miranda Barbara.

 

Esse evento vem sendo pensado há pouco mais de um mês, com os alunos à frente do planejamento e organização de tudo, orientados por seus educadores. “Mais do que uma celebração pela finalização do curso, trabalhamos com eles que essa é uma oportunidade para mostrarem e exercitarem o que aprenderam”, conta a educadora Daniele Sampaio. “Minha turma, por exemplo, vai montar um estande para apresentação de alguns materiais produzidos em aula, com poesias que estão sendo feitas com a temática da reciclagem, para decorar o espaço”, acrescenta Daniele.

 

Para planejar o evento, cada uma das 30 turmas elegeu um representante, que se reuniu com os demais, em diferentes ocasiões nesse último mês, para definir a temática e a estética do evento.  Os alunos se dividiram em quatro comissões: recepção, comunicação, decoração e limpeza/organização, para identificar, planejar e executar todas as ações necessárias. “Esse curso me mostrou que o conceito de logística é muito amplo e, no caso desse evento, envolve todo processo de organização, considerando cada detalhe”, explica Ana Caroline Amorim Santos. Segundo ela, trabalhando em equipe, aprendeu que sua evolução também depende do próximo.

 

A celebração terá como tema a sustentabilidade, que norteou a produção dos materiais de decoração e também algumas apresentações que serão realizadas. “O curso trabalhou bastante a questão da logística reversa, a responsabilidade conjunta pelo ciclo de vida dos materiais descartados, sua reciclagem e ressignificação; então, eles prepararam uma série de coisas nesse contexto, como puffs feitos de garrafas PET, globos de copos descartáveis, CDs e cortinas de miçanga, para decorar o espaço”, conta a coordenadora do Programa Educação Profissional, Rosa Ponte Martins.

Além da exposição dos trabalhos e processos de aprendizagem desenvolvidos ao longo do curso, os alunos prepararam apresentações musicais, dança e teatro, para ser mais um atrativo nesse que, possivelmente, é apenas o primeiro grande evento que organizam.

 

Serviço

Quando: 02 de agosto de 2014

Onde: CEU Cantos do Amanhecer

Endereço: Av. Cantos do Amanhecer, SN - Jardim Eledy

 

Texto Thiago Peixoto

Foto: Comissão de Logística na Casa de Cultural MBoi Mirim | Foto1: Grupo produzindo materias do evento | Foto2: Globo de copa descartável, para decoração da festa

AlfaSol Participe
Programas
Fale conosco Parceiros
Notícias

Histórias de vida

Licitações

IES / Municípios